lunes, 16 de septiembre de 2013

Regiões de Portugal

             
                                                   
A divisão administrativa de Portugal é atualmente bastante complexa. A Constituição portuguesa de 1976 estabelece que Portugal se divide em regiões administrativas (no continente) e regiões autónomas (arquipélagos dos Açores y da Madeira). Por sua vez, todas estas se dividem em municípios e estes em freguesias. Apesar disto coexistem ainda outras divisões administrativas, principalmente no território de Portugal continental; a mais conhecida é o distrito.  

Pode-se considerar a região (administrativa e autónoma) como uma divisão de 1º nível. Há 5 regiões administrativas e 2 autónomas:

- A Região Norte. Com 8 distritos, é a Região onde se encontram instaladas o maior número de empresas (32% do total nacional). Porto é a cidade mais importante; destaca também Bragança.
- A Região Centro. É a segunda maior área territorial do país, com 8 distritos. A sua centralidade geográfica confere-lhe um lugar estratégico entre as áreas de Lisboa e do Porto. As principais cidades são Aveiro e Coimbra.
- A Região de Lisboa. Ocupa o 1º lugar no ranking das regiões no que respeita ao PIB nacional. Tem 2 distritos, sendo sem dúvida Lisboa a principal cidade.
- A Região do Alentejo. A preservação da costa alentejana assim como as suas vilas e cidades, fazem da maior área territorial de Portugal Continental uma aposta turística muito importante. Abrange 6 distritos; Évora é a principal cidade.
- A Região do Algarve. A sua estrutura demográfica apresenta uma importante componente jovem (26% frente ao 19% de população idosa), acima da média nacional. Apenas 1 distrito cuja cidade, Faro, é a mais importante da região.

- A Região Autónoma dos Açores, formada por 9 ilhas principais divididas por três grupos, apresenta uma população mais jovem do que o continente (33% de população jovem). O sector primário evidencia ainda um peso significativo na sua economia. 
- A Região Autónoma da Madeira, formada por 3 ilhas habitadas e outras ilhotas inabitadas que constituem uma reserva natural. No Funchal reside o 40% da população total. Predomina o sector terciário com actividades ligadas ao turismo, comércio e sector imobiliário.

Para saber mais clica aqui